Invertemos os papéis

still-3-1.jpg

Será uma sessão às avessas a que o Shortcutz Guimarães propõe para o mês de Outubro. Em competição há dois filmes que invertem os papéis que habitualmente esperamos ver desempenhados nas narrativas cinematográficas. Numa das curtas-metragens há cães que parecem ter emoções humanas; noutra há casas que voam com gente a fugir ao deserto.

O primeiro filme em competição na próxima sessão é “Thursday Night”, um ‘thriller’ protagonizado por duas cadelas. Realizado por Gonçalo Almeida, o filme estreou no Curtas Vila do Conde e teve passagem pelo festival de Sundance, nos EUA, um dos mais importantes do cinema independente em termos internacionais.

“Thursday Night” é o motivo para o regresso de Gonçalo Almeida ao Shortcutz Guimarães depois de, no ano passado, ter apresentado “Condrong”. O filme foi um dos premiados na edição 2017, recebendo o galardão para a melhor realização – ex-aequo com Gonçalo Loureiro, por “Marasmo”.

Na competição de Outubro será também exibido “Água Mole”, um filme de animação de Laura Gonçalves e Xá (Alexandra Ramires), produzido pelo colectivo vimaranense Bando à Parte.

Desenvolvida com recurso à técnica da gravura, este filme é um retrato poético da desertificação do interior do país através do ponto de vista dos que se recusam a abandonar o local onde nasceram, juntando entrevistas reais a uma narrativa ficcionada. “Água Mole” passou, entre outros festivais, pela 42.ª edição do Toronto International Film Festival.

A convidada da sessão é Sara David Lopes, Co-directora do Festival Olhares do Mediterrâneo a quem entregamos a “Carta Branca” da sessão. A escolha recaiu sobre Negah (Gaze), de Farnoosh Samadi, um filme iraniano, premiado internacionalmente em vários festivais durante o último ano e que fez parte da selecção, entre outros, dos festivais de Locarno e Curtas de Vila do Conde.

A sessão de Outubro, acontece no último dia do mês, 31, na sede do Cineclube de Guimarães. Como sempre, a entrada é livre. O início está agendado para as 22h00.

“Água Mole” de Alexandra Ramires (Xá), Laura Gonçalves

“Thursday Night” de Gonçalo Almeida

Negah (Gaze) de Farnoosh Samadi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s