Por fim, os premiados

O Shortcutz Guimarães premeia, no próximo dia 23 de Junho, os filmes, cineastas e actores que mais se destacaram na edição de 2020. A cerimónia acontece mais tarde do que é habitual, depois de ter sido adiada na sequência das várias restrições provocadas pela pandemia.

Além dos filmes premiados, a sessão contará com a performance Colo, por Ana Deus, a mítica vocalista de Três Tristes Tigres, que cruza sons do cinema com poesia.

Serão entregues as cinco categorias (Melhor curta do ano, Melhor Realizador, Melhor Fotografia, Melhor Intérprete, Melhor Argumento) bem como o prémio do público, com base nas votações dos presentes em cada uma das sessões competitivas. Há 14 filmes a concurso.

O júri do Shortcutz Guimarães 2020 é composto por Luísa Alvão e Samuel Silva, da equipa de organização do certame, os realizadores André Guiomar e Inês Vila Cova, bem como Alexandra Xavier, representante da direcção do Cineclube de Guimarães.

Antes da sessão que consagra os melhores de 2020 há, no dia 9 de Junho, a última exibição da primeira metade de 2021, que terá como convidado Manuel Mozos, figura incontornável do cinema português, que conversa com o público a propósito de “Cinzas e Brasas” (2015).

Em competição estão as curtas “A Eternidade e Uma Noite”, de Tomás Barão da Cunha (que regressa ao Shortcutz Guimarães onde já apresentou “O Encoberto”), e “Quando for tarde”, de Matilde Calado.

Ambos os filmes são protagonizados pela actriz Mia Tomé, que também estará presente na sessão e apresentará, fora de competição, “Como Gado”, filme-ensaio que assina com Matilde Calado.

Ambas as sessões acontecem na sede do Cineclube de Guimarães, às 21h00, e têm entrada livre, sujeita às limitações da lotação motivadas pela actual situação sanitária.

Deixe um comentário