#38 Foco virado para a animação

celebrate eileen.jpgO cinema de animação vai estar em destaque na sessão competitiva de Abril do Shortcutz Guimarães. São duas técnicas diferentes e duas perspectivas sobre o mesmo género: da abordagem mais tradicional, baseada em ilustração, usadas por Filipe Abranches, ao stop motion a partir de imagens reais, por Mónica Santos e Alice Guimarães.

O primeiro filme em competição nesta sessão é “À Tona”. É a mais recente curta-metragem de Filipe Abranches, um dos mais realizadores centrais da animação em Portugal nos últimos anos.

“À Tona” começa com um acidente que faz um piloto de combate despenhar-se no meio do oceano. O resgate tarda, mas acaba por acontecer num estranho cerimonial.

Segue-se a exibição de “Entre Sombra”, de Mónica Santos e Alice Guimarães, filme que acaba de receber o prémio da Academia Portuguesa do Cinema para melhor curta-metragem de animação.

Esta curta conta a história de Natália, refém de um trabalho entediante e repetitivo, que se envolve numa aventura em busca de um coração roubado.

A sessão terá como convidado o festival de cinema Porto Femme, que este ano decorre de 18 a 22 de Junho. O evento será representado por Rita Capucho e Ana Castro, que apresentam Celebra Eileem, curta-metragem realizada pela cineasta alemã Judith Westermann.

A sessão competitiva de Abril do Shortcutz Guimarães acontece no dia 24, às 22h00, na sede do Cineclube. Uma semana antes, à mesma hora e no mesmo local, realiza-se a primeira sessão especial dedicada a curtas-metragens internacionais. A entrada em ambas as sessões é gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s